Levando o conhecimento além das salas e laboratórios
No último dia 30 de setembro, ocorreu a sexta edição do SciencePub, em São Luís do Maranhão. E foi um sucesso ! Você estava lá ?
O SciencePub é um projeto de divulgação científica que ocorre (quase que) mensalmente em São Luís e a premissa básica do evento é bem simples: Bater um papo sobre ciência sem todo o formalismo da acadêmia, tomando uma boa cerveja (para quem bebe) e de forma acessível a todos. Depois de seis edições, muito conhecimento compartilhado e muita cerveja consumida, os resultados tem sido positivos.

Quando comecei o SciencePub, em outubro de 2016, minha ideia era pura e simplesmente divulgar ciência, e o evento tem mantido essa premissa. Mais que isso, tem mostrado para o público que comparece alguns trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos em nosso estado, bem como contado com o apoio de organizações como a SAMA e a mais recentemente, docentes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual do Maranhão.
Ao longo de seis edições, nesses últimos onze meses, o trabalho tem sido gratificante. Difundir o conhecimento é fundamental para uma sociedade mais consciente e bem informada. A ciência é um dos principais motores de desenvolvimento de uma sociedade. Deixá-la de lado é um erro grave, principalmente em um momento no qual a humanidade se torna cada vez mais dependente de ciência e tecnologia.
Existem, é claro, outras motivações para o SciencePub. Uma delas é que no caso do nosso país, a maior parte das pesquisas científicas são financiadas com dinheiro público e sendo assim, todos os cidadãos devem ter o direito de obter os resultados das pesquisas, seja por meio de artigos, anais de eventos ou encontros como o SciencePub, no qual alguns pesquisadores mostram o que estão fazendo na Universidade. A outra é um príncipio, no qual acredito fortemente, que a ciência é um bem de todos os seres humanos, e dessa forma, seus resultados e descobertas deveriam ser abertos à absolutamente qualquer pessoa. Em breve, escreverei outro artigo aqui falando sobre Open Science.


Nessas seis edições, tenho uma série de pessoas para prestar agradecimentos: Primeiramente aos nossos palestrantes e o público que participou e tem participado. Muitíssimo obrigado !! As instituições e comunidades parceiras: SAMA, OBAFIS, PUG-MA e PHPMA. Aos colegas que tem contribuído com bastantes ideias e sugestões para o evento e para divulgação científica em geral, especialmente Júlio César Fernandes Neto (Astrocast, Cosmos de Carlos Sagaz ), Rodrigo Lopes de Sousa Silva e Luma Sacha Feitosa Costa.
A todos os docentes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão, em especial ao prof. Dr. Rogério Moreira Lima. A última edição foi possibilitada pelo apoio do corpo docente, que também tem dado apoio às próximas edições do evento. Sempre bom ver pesquisadores se envolvendo com divulgação científica. Muitíssimo obrigado !
Próxima edição

Neste mês já temos edição confirmada! Teremos Jherfson Castro, aluno de graduação em Física na Universidade Federal do Maranhão falando sobre modelagem computacional e simulação clássica em física.

Aguardo você em outubro !
Abraços!
Leave a Reply